Curso Preparatório CFP ® Módulo IV

Curso Content

Grade Curricular

Avaliações

5
5,0 rating
5 out of 5 stars (based on 1 review)
Excelente100%
Muito bom0%
Médio0%
Ruim0%
Muito ruim0%
5,0 rating
setembro 29, 2022
caique.martins

O Curso Preparatório CFP® Módulo IV

O CFP® visa a comprovação da qualificação técnica dos profissionais para atuarem no exercício da atividade de planejador financeiro pessoal, os quais estarão submetidos aos padrões de conduta profissional e legislação vigente. O curso CFP®, oferecido pela Pro Educacional, destina-se a preparar com qualidade os profissionais que desejam obter a certificação na Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros – (afiliada ao Financial Planning Standards Board – FPSB). A intenção do curso é a de oportunizar a aprovação na certificação, garantindo que o profissional possa exercer com excelência a sua capacidade de planejador financeiro pessoal.

Qual é o público alvo?​

  • Profissionais ou futuros profissionais que pretendem seguir carreira como planejador financeiro pessoal.
  • Pessoas que querem aprofundar o conhecimento na área de investimentos.​

Quais são as exigências?​

  • Para realizar o curso CFP® é necessário nível superior completo em qualquer área.​

O que serei capaz de fazer depois do curso CFP® Módulo IV?​

  • Passar na prova para o CFP® módulo IV e estar mais próximo de exercer as atividades relacionadas ao planejamento financeiro pessoal.
  • Compreender o funcionamento d3 Gestão de Riscos e Seguros.
  • Aprimorar os conhecimentos sobre Finanças.
  • Compreender as legislações e regulações do mercado financeiro, principalmente acerca da atuação do profissional certificado CFP®

CFP®

Módulo IV

Gestão de Riscos e Seguros

O conteúdo de teorias cobradas sobre o tema: Gestão de Riscos e Seguros – possui a proporção de 9% a 13% do total do exame CFP®, através da quantidade total de 15 questões que estarão no formato de múltipla escolha com quatro alternativas, na prova.

O módulo IV traz como peso de suas questões, para ser considerado aprovado no exame CFP® completo, o aproveitamento igual ou superior do que 46% do total das questões subjacentes, bem como o aproveitamento igual ou superior do que 50% em cada um dos seis módulos do exame. Com isso, para o total de 15 questões do módulo faz-se necessário o acerto mínimo de 7 questões para a aprovação, na respectiva prova.

No exame CFP® modular faz-se necessário o acerto mínimo de 10 questões para a aprovação, isto é, 67% de acerto, na prova de Gestão de Riscos e Seguros.

Questões a serem respondidas no período de 45 minutos, ou seja, o tempo de duração da prova.

 

Objetivos

 

“Neste módulo será exigida do profissional uma análise dos riscos aos quais o cliente está exposto, visando indicar a solução de seguro mais adequada, priorizando as necessidades de gestão de riscos dos clientes. O profissional deverá estudar conceitos básicos de seguros sob o enfoque do comprador de seguros, e não do gestor do produto (a seguradora), bem como avaliar quais são as implicações de eventuais mudanças nas coberturas dos seguros contratados.” – (Planejar, 2018).

“Note que os termos risco, exposição a risco e tolerância a risco se referem ao risco de perda financeira devido a circunstâncias pessoais. Perdas decorrentes de riscos em investimentos não serão tratados neste módulo.” – (Planejar, 2018).

“Para um profissional de planejamento financeiro é ressaltada a importância dos seguros para o bem-estar e segurança patrimonial das pessoas e deve ser avaliado o modo como os seguros se encaixam nas estratégias de gestão de riscos que podem comprometer o planejamento financeiro pessoal. Será necessário transmitir o entendimento da cobertura do seguro, seus aspectos legais, tributários e fundamentos básicos, abordando principalmente os seguros de bens e pessoas: residência, veículos, vida, empresarial, responsabilidade civil, rural, acidentes pessoais e saúde.” – (Planejar, 2018).

 

Sugestões de estudo para a realização da prova:

 

Em provas anteriores houve questões sobre casos práticos sobre gestão de riscos, bem como sobre seguros.

Cabe destacar que as provas são bastante de teor prático, com base em plano de gestão de riscos pessoal em conexão com a necessária contratação de seguros – ou não.

No que tange aos diferentes tipos de seguros, foram recorrentes questões sobre seguros de pessoas, residenciais, de automóvel e de responsabilidade civil.

Além do mais, no que diz respeito aos aspectos legais dos seguros é menos importante ter em mente os números de leis e artigos do que ter em mente os aspectos relevantes de algum tipo de contrato de seguro, como, por exemplo, de seus conceitos-chaves subjacentes (bem como, de suas inter-relações).

O Planejamento Financeiro Pessoal e Familiar é de suma importância a matéria de Seguro de Pessoas. Portanto, questões sobre: Seguro de Vida, como, por exemplo, indenização em situação de suicídio, o cálculo do valor a ser segurado conforme o perfil do cliente, as diferentes apólices de seguro de vida, a tributação de seguros de vida, os planos de seguro de saúde, bem como o que há para acidentes pessoais. Além de combinação entre diferentes tipos de seguros, com, por exemplo, seguro de acidente e seguro de vida. Podem eventualmente ser cobradas.

 

  • Consequentemente, o módulo traz componentes em que o profissional vai auxiliar o cliente a identificar os riscos a que se sujeita e apresentar os custos subjacentes para a proteção adequada.
  • Isto é, as estratégias de proteção aos riscos que são possíveis.
  • Bem como, a relação de custo/benefício que é inerente ao processo de identificação de riscos.
  • Com isso, o cliente deve escolher quais os riscos ele vai querer assumir e quais ele vai querer terceirizar.
  • Também, devem-se identificar os seguros que o cliente tem, bem como se as respectivas coberturas se encontram em conformidade com as respectivas necessidades.
  • Além do mais, devem ser listados e tratados, a partir de cada situação específica, quais são os diferentes seguros que podem ser pertinentes.

Professores

Jadir Rafael

Jadir Rafael
Advogado. Representante titular da 29ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil junto ao Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP - Campus Presidente Prudente. Mestre pelo Programa de Mestrado em Direito Negocial da Universidade Estadual de Londrina. Pós-graduado em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário pelo no Centro Universitário Antonio Eufrásio de Toledo. Bacharel em Direito pela mesma instituição.

Afonso Ferreira

Afonso Ferreira
Especialista em Investimentos. Já foi aprovado nos exames PQO da B3, CEA e CPA-20 da ANBIMA e AAI da ANCORD. Já trabalhou como assessor de investimentos AAI em grande escritório. Experiência como professor de Pós-Graduação nos cursos de Investimentos e Private Banking, Finanças e Stock Picking no IBMEC. Possui mestrado em Economia e Finanças pelo IBMEC. É formado em Engenharia Industrial pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Flaiza Sampaio

Flaiza Sampaio
Mestranda em Direito Constitucional na UFF (PPGDC/UFF). Graduada pelo curso de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro fundador do grupo de pesquisa Directus da UFF, PUVR. Integrante do Núcleo de Estudos em Direito Contemporâneo (NEDC).

Evandro Castro - Coordenador

Evandro Castro - Coordenador
Doutor em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre em Economia Aplicada (quantitativa) pela UFPEL. É economista, especializado em Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como Agente Autônomo de Investimentos (ANCORD), Analista e Controller. Pesquisador com publicações científicas internacionais sobre efeitos spillover e herd behavior no mercado de capitais. Autor de 7 livros.

Daiane De Bortoli

Daiane De Bortoli
Mestre e bacharel em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e bacharel em Administração Pública pela Universidade Estadual UDESC/ESAG. Tem experiência com análise de Investimentos em fundo de pensão, contribuindo para a gestão da carteira de investimentos da entidade de previdência, incluindo sugestões de realocações, estudos de otimização do portfólio e simulações de risco e retorno. Também tem experiência como ministrante de cursos e lecionando disciplinas da área de finanças na UFSC. Possui publicação de artigo acadêmico relacionado a finanças na revista internacional PLoS ONE 14(3) e no Europian Financial Management 2019 Annual Meeting, principal evento europeu na área de finanças.

Daniel Danieli

Daniel Danieli
Mestre em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É economista com experiência em gestão de riscos, pesquisa modelagem de eventos extremos no mercado financeiro. Professor nos cursos de administração e contabilidade da Faculdade Anglicana (FAT).

Victor Buttignon

Victor Buttignon
Doutorando em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Pelotas. Economista especializado métodos estatísticos utilizados em avaliação de impacto de políticas públicas e dados em painel.

Geziel Fernández

Geziel Fernández
Doutorando com Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é Economista pela Pontifícia Universidad Católica del Perú. Trabalhou no Banco Central de Reserva Del Peru no setor de políticas públicas e sociais. Possui publicações focadas em inovações.

Amanda Morais

Amanda Morais
Economista pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), é mestre em economia pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Atualmente é doutoranda também pela UFSC. Tem experiência em grandes projetos socioeconômicos públicos: projeção de demanda para recursos hídricos de bacias hidrográficas e uso de microdados disponibilizados pelo IBGE e pelo INEP.

Rafaella Assis

Rafaella Assis
Doutora em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina, é Graduada em Economia pela Universidade Federal Fluminense. É professora universitária das áreas de Mercado de Capitais, Macroeconomia, Microeconomia e Finanças Organizacionais pela Fundação Getúlio Vargas.

Felipe Coelho Sigrist Silva

Felipe Coelho Sigrist Silva
Doutorando em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Julia de Sousa Pinheiro

Julia de Sousa Pinheiro
Doutoranda em Economia aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Mestre em Economia pela mesma instituição. Possui bacharelado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Doutor em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre em Economia Aplicada (quantitativa) pela UFPEL. É economista, especializado em Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como Agente Autônomo de Investimentos (ANCORD), Analista e Controller. Pesquisador com publicações científicas internacionais sobre efeitos spillover e herd behavior no mercado de capitais. Autor de 7 livros.