Curso Content
Avaliações
You must be logged in to submit a review.
O Curso Preparatório CFP® Módulo V
O CFP® visa a comprovação da qualificação técnica dos profissionais para atuarem no exercício da atividade de planejador financeiro pessoal, os quais estarão submetidos aos padrões de conduta profissional e legislação vigente. O curso CFP®, oferecido pela Pro Educacional, destina-se a preparar com qualidade os profissionais que desejam obter a certificação na Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros – (afiliada ao Financial Planning Standards Board – FPSB). A intenção do curso é a de oportunizar a aprovação na certificação, garantindo que o profissional possa exercer com excelência a sua capacidade de planejador financeiro pessoal.
Qual é o público alvo?
- Profissionais ou futuros profissionais que pretendem seguir carreira como planejador financeiro pessoal.
- Pessoas que querem aprofundar o conhecimento na área de investimentos.
Quais são as exigências?
- Para realizar o curso CFP® é necessário nível superior completo em qualquer área.
O que serei capaz de fazer depois do curso CFP® Módulo V?
- Passar na prova para o CFP® Módulo V e estar mais próximo de exercer as atividades relacionadas ao planejamento financeiro pessoal.
- Compreender o funcionamento do Planejamento Fiscal.
- Aprimorar os conhecimentos sobre Finanças.
- Compreender as legislações e regulações do mercado financeiro, principalmente acerca da atuação do profissional certificado CFP®.
CFP®
Módulo V
Planejamento Fiscal
O conteúdo de teorias cobradas sobre o tema: Planejamento Fiscal – possui a proporção de 8% a 12% do total do exame CFP®, através da quantidade total de 14 questões que estarão no formato de múltipla escolha com quatro alternativas, na prova.
O módulo V é o que, depois do módulo VI, traz a menor participação de questões no formato do exame CFP® completo (ou seja, o que se compõe dos seis módulos). Com isso, para ser considerado aprovado no exame CFP® completo faz-se necessário o aproveitamento igual ou maior do que 70% do total das questões subjacentes, bem como o aproveitamento igual ou maior do que 50% em cada um dos seis módulos do exame. Com isso, para o total de 14 questões do módulo faz-se necessário o acerto mínimo de 7 questões para a aprovação, isto é, 50% de acerto, na respectiva prova.
No exame CFP® modular faz-se necessário o acerto mínimo de 9 questões para a aprovação, isto é, 64% de acerto, na prova de Planejamento Sucessório. Questões a serem respondidas no período de 45 minutos de duração da prova.
Objetivos
- “O objetivo instrucional desse módulo é capacitar o profissional para compreender e avaliar a interferência de impostos e tributos sobre as diversas atividades exercidas pelas pessoas físicas e jurídicas, assim como suas repercussões sobre suas posições financeiras e o resultado final de transações financeiras em geral.” – (Planejar, 2018).
- “A abrangência da tributação sobre os cidadãos é ampla, verificando-se desde o consumo de bens essenciais (alimentação, moradia, serviços básicos, etc.), até atingir suas decisões de poupança, investimentos locais e offshore e tributação em operações financeiras e não financeiras, com ativos mobiliários e imobiliários.” – (Planejar, 2018).
- “Uma preocupação básica é incentivar o profissional a avaliar e compreender as vantagens e desvantagens de cada estrutura tributária dentro de um enfoque de planejamento fiscal incorporado em seu planejamento financeiro.” – (Planejar, 2018).“Além disso, nesse módulo é requerido do profissional que conheça os impostos praticados em operações no mercado financeiro e de capitais, local e offshore, sob a ótica de um investidor residente e domiciliado no Brasil e que tenha noções gerais a respeito das regras do Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas.” – (Planejar, 2018).
Sugestões de estudo para a realização da prova:
Em provas anteriores, questões sobre tributação de PF foram recorrentes (e.g., cálculo, deduções, declarações de ajuste anual, etc.). Bem como, sobre planejamento tributário de investimentos no exterior (e.g., diferença: PF e PJ), holding imobiliária VS pessoa física. Também, tributação de rendimentos obtidos no exterior por PF e PJ (de Brasil).