Curso Preparatório CFP® Módulo V

Curso Content

Grade Curricular

Avaliações

5
5,0 rating
5 out of 5 stars (based on 1 review)
Excelente100%
Muito bom0%
Médio0%
Ruim0%
Muito ruim0%
5,0 rating
setembro 28, 2022
caique.martins

O Curso Preparatório CFP® Módulo V

O CFP® visa a comprovação da qualificação técnica dos profissionais para atuarem no exercício da atividade de planejador financeiro pessoal, os quais estarão submetidos aos padrões de conduta profissional e legislação vigente. O curso CFP®, oferecido pela Pro Educacional, destina-se a preparar com qualidade os profissionais que desejam obter a certificação na Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros – (afiliada ao Financial Planning Standards Board – FPSB). A intenção do curso é a de oportunizar a aprovação na certificação, garantindo que o profissional possa exercer com excelência a sua capacidade de planejador financeiro pessoal.

 

Qual é o público alvo?​

  • Profissionais ou futuros profissionais que pretendem seguir carreira como planejador financeiro pessoal.
  • Pessoas que querem aprofundar o conhecimento na área de investimentos.​

Quais são as exigências?​

  • Para realizar o curso CFP® é necessário nível superior completo em qualquer área.​

O que serei capaz de fazer depois do curso CFP® Módulo V?​

  • Passar na prova para o CFP® Módulo V e estar mais próximo de exercer as atividades relacionadas ao planejamento financeiro pessoal.
  • Compreender o funcionamento do Planejamento Fiscal.
  • Aprimorar os conhecimentos sobre Finanças.
  • Compreender as legislações e regulações do mercado financeiro, principalmente acerca da atuação do profissional certificado CFP®.

 

CFP®

Módulo V

Planejamento Fiscal

 

O conteúdo de teorias cobradas sobre o tema: Planejamento Fiscal – possui a proporção de 8% a 12% do total do exame CFP®, através da quantidade total de 14 questões que estarão no formato de múltipla escolha com quatro alternativas, na prova.

O módulo V é o que, depois do módulo VI, traz a menor participação de questões no formato do exame CFP® completo (ou seja, o que se compõe dos seis módulos). Com isso, para ser considerado aprovado no exame CFP® completo faz-se necessário o aproveitamento igual ou maior do que 70% do total das questões subjacentes, bem como o aproveitamento igual ou maior do que 50% em cada um dos seis módulos do exame. Com isso, para o total de 14 questões do módulo faz-se necessário o acerto mínimo de 7 questões para a aprovação, isto é, 50% de acerto, na respectiva prova.

No exame CFP® modular faz-se necessário o acerto mínimo de 9 questões para a aprovação, isto é, 64% de acerto, na prova de Planejamento Sucessório. Questões a serem respondidas no período de 45 minutos de duração da prova.

Objetivos

  • “O objetivo instrucional desse módulo é capacitar o profissional para compreender e avaliar a interferência de impostos e tributos sobre as diversas atividades exercidas pelas pessoas físicas e jurídicas, assim como suas repercussões sobre suas posições financeiras e o resultado final de transações financeiras em geral.” – (Planejar, 2018).
  • “A abrangência da tributação sobre os cidadãos é ampla, verificando-se desde o consumo de bens essenciais (alimentação, moradia, serviços básicos, etc.), até atingir suas decisões de poupança, investimentos locais e offshore e tributação em operações financeiras e não financeiras, com ativos mobiliários e imobiliários.” – (Planejar, 2018).
  • “Uma preocupação básica é incentivar o profissional a avaliar e compreender as vantagens e desvantagens de cada estrutura tributária dentro de um enfoque de planejamento fiscal incorporado em seu planejamento financeiro.” – (Planejar, 2018).“Além disso, nesse módulo é requerido do profissional que conheça os impostos praticados em operações no mercado financeiro e de capitais, local e offshore, sob a ótica de um investidor residente e domiciliado no Brasil e que tenha noções gerais a respeito das regras do Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas.” – (Planejar, 2018).

Sugestões de estudo para a realização da prova:

Em provas anteriores, questões sobre tributação de PF foram recorrentes (e.g., cálculo, deduções, declarações de ajuste anual, etc.). Bem como, sobre planejamento tributário de investimentos no exterior (e.g., diferença: PF e PJ), holding imobiliária VS pessoa física. Também, tributação de rendimentos obtidos no exterior por PF e PJ (de Brasil).

Professores

Carolina Polvora Bica

Carolina Polvora Bica
Procuradora Municipal. Advogada. Mestra em Direito na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Especialista em Direito Público pela Escola da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul (ESMAFE/RS-UCS) e pós-graduada em Direito Tributário (ESMAFE/RS-FEDST).

Afonso Ferreira

Afonso Ferreira
Especialista em Investimentos. Já foi aprovado nos exames PQO da B3, CEA e CPA-20 da ANBIMA e AAI da ANCORD. Já trabalhou como assessor de investimentos AAI em grande escritório. Experiência como professor de Pós-Graduação nos cursos de Investimentos e Private Banking, Finanças e Stock Picking no IBMEC. Possui mestrado em Economia e Finanças pelo IBMEC. É formado em Engenharia Industrial pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Flaiza Sampaio

Flaiza Sampaio
Mestranda em Direito Constitucional na UFF (PPGDC/UFF). Graduada pelo curso de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro fundador do grupo de pesquisa Directus da UFF, PUVR. Integrante do Núcleo de Estudos em Direito Contemporâneo (NEDC).

Evandro Castro - Coordenador

Evandro Castro - Coordenador
Doutor em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre em Economia Aplicada (quantitativa) pela UFPEL. É economista, especializado em Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como Agente Autônomo de Investimentos (ANCORD), Analista e Controller. Pesquisador com publicações científicas internacionais sobre efeitos spillover e herd behavior no mercado de capitais. Autor de 7 livros.

Daiane De Bortoli

Daiane De Bortoli
Mestre e bacharel em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e bacharel em Administração Pública pela Universidade Estadual UDESC/ESAG. Tem experiência com análise de Investimentos em fundo de pensão, contribuindo para a gestão da carteira de investimentos da entidade de previdência, incluindo sugestões de realocações, estudos de otimização do portfólio e simulações de risco e retorno. Também tem experiência como ministrante de cursos e lecionando disciplinas da área de finanças na UFSC. Possui publicação de artigo acadêmico relacionado a finanças na revista internacional PLoS ONE 14(3) e no Europian Financial Management 2019 Annual Meeting, principal evento europeu na área de finanças.

Daniel Danieli

Daniel Danieli
Mestre em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É economista com experiência em gestão de riscos, pesquisa modelagem de eventos extremos no mercado financeiro. Professor nos cursos de administração e contabilidade da Faculdade Anglicana (FAT).

Victor Buttignon

Victor Buttignon
Doutorando em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Pelotas. Economista especializado métodos estatísticos utilizados em avaliação de impacto de políticas públicas e dados em painel.

Geziel Fernández

Geziel Fernández
Doutorando com Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é Economista pela Pontifícia Universidad Católica del Perú. Trabalhou no Banco Central de Reserva Del Peru no setor de políticas públicas e sociais. Possui publicações focadas em inovações.

Amanda Morais

Amanda Morais
Economista pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), é mestre em economia pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Atualmente é doutoranda também pela UFSC. Tem experiência em grandes projetos socioeconômicos públicos: projeção de demanda para recursos hídricos de bacias hidrográficas e uso de microdados disponibilizados pelo IBGE e pelo INEP.

Rafaella Assis

Rafaella Assis
Doutora em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina, é Graduada em Economia pela Universidade Federal Fluminense. É professora universitária das áreas de Mercado de Capitais, Macroeconomia, Microeconomia e Finanças Organizacionais pela Fundação Getúlio Vargas.

Felipe Coelho Sigrist Silva

Felipe Coelho Sigrist Silva
Doutorando em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Julia de Sousa Pinheiro

Julia de Sousa Pinheiro
Doutoranda em Economia aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Mestre em Economia pela mesma instituição. Possui bacharelado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Doutor em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre em Economia Aplicada (quantitativa) pela UFPEL. É economista, especializado em Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como Agente Autônomo de Investimentos (ANCORD), Analista e Controller. Pesquisador com publicações científicas internacionais sobre efeitos spillover e herd behavior no mercado de capitais. Autor de 7 livros.